Egeria Densa (conhecida como elodea):
Essa é uma das plantas mais resistentes que eu já tive. Ela costuma crescer solta ou amarrada a uma pedra pra que fique em um canto fixo. Mas não aconselho a plantar no substrato porque ela acaba crescendo atrofiada. Deixe ela solta mesmo que é melhor. A Egeria tem um crescimento bastante rápido.
Vallisneria:
Essa é uma das que mais gosto. Dão um visual muito massa no seu aqua e também proporcionam uma oxigenação muito boa da água. Quando há luz em abundância, ela libera bolhinhas de oxigênio na água. Não é exigente em relação a CO2 e nem substrato fértil, mas precisa de luz. A desvantagem da vallisneria é que se você cortar sua folha (numa ocasional poda) ela vai continuar crescendo com aquela ponta feia.
Ludwigia Repens:
com bastante luz
com menos luz
Essa planta tem uma curiosidade bastante interessante: com os parâmetros de iluminação e nutrientes certos, ela adquire um tom avermelhado na parte de baixo de suas folhas. O crescimento dela é bastante legal mesmo sem a adição de CO2. Se o substrato tiver com muitos compostos nitrogenados, essa planta tende a perder as folhas da parte mais baixa do caule. Quando não recebe tanta luz, suas folhas crescem meio alongadas então não se assuste se ela parecer meio atrofiada.
Cryptocoryne:
Essa planta tem uma característica muito boa pra quem não tem tanto cuidado: ela não requer muita luz.
Foi uma das primeiras plantas que introduzi no meu aquário e mesmo quando ainda não tinha iluminação quase nenhuma, ela continuou se desenvolvendo (embora num ritmo muito lento). Uma das melhores plantas para plantados low tech.
Foi uma das primeiras plantas que introduzi no meu aquário e mesmo quando ainda não tinha iluminação quase nenhuma, ela continuou se desenvolvendo (embora num ritmo muito lento). Uma das melhores plantas para plantados low tech.
Sagittaria Subulata:
Essa planta é um pouco parecida com a vallisneria mas suas folhas são bem menores (dando a ela o apelido de uma grama). Não requer substrato fértil e nem adição de CO2, mas se não receber iluminação, suas raízes apodrecem e a planta morre.
Echinodorus Bleheri (ou amazonense):
Essa planta requer uma quantidade razoável de luz para se desenvolver, caso contrário suas folhas começam a ficar cheias de buraquinhos e a planta acaba morrendo. Seu desenvolvimento é bem lento então se você pegar uma muda pequena como eu peguei, vai precisar de bastante paciência até que ela esteja realmente grande. Mas é uma planta simples e bem tranquila de cuidar. Portanto, não tenham medo se sua planta der a impressão de que não está se desenvolvendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário