Muita gente acha que o aquarismo é um hobby extremamente caro e complicado (estressante para muitos) quando na verdade é bem simples e relaxante (embora não seja exatamente barato). Pra iniciar suas aventuras no aquarismo, você vai precisar de:
- Aquário \o/ (aaah vá!)
- Filtro (não confundir com bomba de oxigenação e nem nada do tipo)
- Substrato (pra colocar no fundo)
- Peixes (pra não dar mosquito hahahahaha)
- Redinha (condizente com o tamanho do aquário e dos peixes)
- Ração
- Aquasafe ou Primer
1- O Aquário:
Muitos iniciantes tem dúvidas acerca do tamanho do aquário com o qual devem iniciar suas atividades. Não existe uma regra que determine o tamanho apropriado pra um iniciante. Escolha um aquário que esteja dentro do seu orçamento mas que não seja muito grande pois em caso de erros, quanto maior o investimento inicial, maior o gasto. Em contrapartida um aquário muito pequeno (abaixo dos 20 litros ou nanos como são chamados) tende a desestabilizar muito fácil. Então a regra é bom senso.
2- O Filtro:
Há vários tipos de filtros no mercado. Os mais conhecidos são o filtro interno, filtro de cascata e o filtro canister (que é um filtro de alto desempenho e bastante caro). Cada filtro tem uma particularidade que agora não nos é interessante saber.
Filtro Interno: esse filtro é colocado dentro do aquário e promove uma boa circulação interna da coluna d'água mas tem uma filtragem um pouco insuficiente do ponto de vista químico e biológico pois possui apenas uma esponja que retém os dejetos.
Filtro de Cascata: esse filtro fica instalado na parte de fora do aquário e recebe esse nome pelo motivo de que a água retorna ao aquário por uma pequena cascata. Apresenta um custo bastante acessível e normalmente possui carvão ativado (que faz uma limpeza química da água ajudando a neutralizar a amônia que é prejudicial aos peixes) além de uma camada de perlon (um tipo de lã acrílica que retem partículas sólidas).
Canister: o canister é um filtro de alto desempenho. Possui carvão ativado, perlon e o adicional de uma camada de pedras cerâmicas porosas que criam colônias de bactérias que ajudam na filtragem biológica. Devido ao seu alto custo, não vou entrar em detalhes.
3- O Substrato:
O substrato é o que vai forrar o fundo do seu aquário. Há vários tipos de substratos com as mais diversas cores e formas. Os mais conhecidos são cascalho, areia e industrializado. O cascalho deve ser evitado no início porque sua granulosidade elevada permite que os dejetos dos peixes passem pelos espaços entre uma pedrinha e outra, fazendo com que a sujeira se acumule no fundo e o seu filtro não vai conseguir puxar a sujeira lá de baixo. A areia é o mais aconselhado pois tem de vários tipos e preços podendo usar areias vendidas em lojas de aquarismo (a um preço razoável) mas também pode-se usar areão de filtro de piscina e areia de construção desde que não seja muito fina nem muito grossa. O substrato industrializado é o mais caro dos três podendo chegar a uns 50 reais por cada kilo. Começar um aquário com substrato industrializado é desnecessário mas vai de cada um (até porque ele tem uma aparência legal).
4- Peixes:
Essa é definitivamente a parte mais complicada porque requer tempo (pra escolher) e um pouco de conhecimento das espécies pra que não aconteçam desastres futuros. Procure optar por peixes baratos e resistentes. Guppy, molinésia, platty, colisas, paulistinha e japonês (o famoso peixinho dourado) são boas espécies para começar. São bastante pacíficos e pouco exigentes em relação à água. Precisam basicamente que se mantenha a água em boa qualidade e alimento.
5- A Redinha:
Não recomendo que os peixes sejam manipulados com as mão para evitar que se machuquem. O mais recomendado é ter uma redinha para poder fazer isso. Tem de vário tamanhos, cores e tipos.
6- Ração:
Assim como os filtros, há vários tipos de rações por aí. Algumas mais baratas e outras mais caras. Em flocos ou grãos. Tudo depende de alguns fatores. Há rações que possuem compostos que realçam as cores dos peixes, outras específicas para algumas espécies que variam de acordo com a dieta de cada um. Para um aquário comunitário, a marca Alcon é bastante recomendada pois supre as necessidades dos peixes. CUIDADO! Ração demais pode fermentar na água (embora esse efeito seja minimizado pelo filtro) fazendo com que sua qualidade despenque bastante. A ração alcomBASIC como o nome já diz é básica e consegue suprir a necessidade nutritiva dos seus peixes. Em breve farei postagens mais específicas sobre alguns dos itens dessa lista.
7- AquaSafe ou Primer:
Esses produtos são responsáveis pela neutralização de produtos químicos que possam envenenar os peixes. O cloro é um deles. Ambos tem um preço bastante acessível mas o prime te a vantagem de durar mais e neutralizar também a amônia. Fica a seu critério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário